Aniversário de 19 anos da ATL e exaltação à Patrona Maria Augusta Leonardo

 

 

     No dia 30 do mês de junho de 2018, às 14h30m, no salão nobre da Irmandade de Misericórdia de Taubaté, às 16h30minutos, houve uma solenidade comemorativa ao  aniversário de 19 anos de fundação da Academia Taubateana de Letras, ATL. Na ocasião, a ilustre Acadêmica, Conceição Fenille Molinaro,  fez uma exaltação à  sua Patrona da  Cadeira n.º 35,  Maria Augusta Leonardo, com a presença de familiares e convidados especiais.

     A Presidente da ATL, Profª Regina Célia Pinheiro da Silva, do Biênio 2017-2019, fez as devidas considerações sobre a fundação da Academia e reverenciou os  colegas Acadêmicos Titulares, Correspondentes, Honorários e Beneméritos, que fazem e que fizeram  parte da história da ATL.

     A vida poética da Patrona foi descrita com minúcias. Maria Augusta Leonardo nasceu em 25 de maio de 1879. Filha do farmacêutico alemão Carl Adolph Leonhardt e de Maria Francisca da Trindade.

     Em Taubaté, no Largo do Mercado, seu pai fundou a Botica Alemã, primeira farmácia da cidade. Mais tarde, o nome foi trocado para Pharmácia Leonardo.

     Maria Augusta estudou música e piano. Tornou-se regente do órgão da Catedral de São Francisco das Chagas, exercendo essa função até o final da sua vida. Na catedral, organizou a Scholla Cantorum, onde ministrava aulas de canto às cantoras do coro.

     Grande poetisa e católica fervorosa compôs poemas e versos, a maioria de cunho religioso. Escrevia com o pseudônimo de "Estrela D'Alva". Teve suas poesias publicadas em diversos jornais do Vale do Paraíba, entre eles, o "Lábaro", jornal da diocese de Taubaté, e no jornal "Catolicismo", de Aparecida.

     Ela sonhava em publicar um livro, com o título de "Turíbulo", contendo cem dos seus belos sonetos. A família, em sua memória, publicou o livro que foi lançado e oferecido aos presentes na solenidade da Academia Taubateana de Letras.

     Existe uma versão de que a Rua Augusta, tão famosa em S. Paulo, leva este nome em sua homenagem, por um compadre de seu pai que tinha comércio na área.

     Maria Augusta Leonardo faleceu, em 25 de junho de 1959, deixando um legado de fé, de arte e de fraternidade.

     Ao término da exaltação, os seus familiares foram à frente e, visivelmente  emocionados, agradeceram ao carinho dedicado, receberam flores, pousando para fotos com reconhecimento e alegria.

     Como não podia deixar de acontecer, o cantor e compositor baiano, Nando Luz ( violão) que musicou "Disco Voador", uma das poesias do livro "Turíbulo", de Maria Augusta, deu um show de interpretação, sendo muito aplaudido  pela seleta plateia presente ao evento.

    Um coquetel foi servido. A festa transcorreu num clima de camaradagem que deixará saudades.

     A fundadora e diretora da TV Cidade Taubaté, Cláudia Valéria Perroni Leite, sempre atuante, registrou toda a programação.   

     Taubaté é, sem dúvida, uma cidade privilegiada, palco de tantas realizações artísticas e culturais que corroboram em torná-la merecedora de todos os encômios a que faz jus.

     Enfim, um evento que primou pelo bom gosto, dedicação e carinho dos Acadêmicos da ATL, partícipes e promotores da vida intelectual dos patronos das suas cadeiras.

 

 

Autora - Acadêmica - Maria  Marlene Nascimento Teixeira Pinto