Thais Matarazzo - Membro Correspondente

 

Apresentação última obra publicada, intitulada Memórias Reveladas: territórios SP – Sé / Liberdade.

 

Fruto de extensa pesquisa nos arquivos públicos de São Paulo, a obra é mais um romance histórico de Thais Matarazzo

Jornalista, pesquisadora, autora e editora independente, a paulistana Thais Matarazzo lança na Amazon.com, o primeiro volume de uma trilogia de fôlego: Memórias Reveladas: Territórios SP (Sé e Liberdade), Editora Matarazzo.

Autora de títulos que envolvem um profundo trabalho de pesquisa e respeito aos dados históricos, entre os quais Artistas Negros Da Música Popular e do Rádio (Editora Expressão e Arte), de 2014, Thais decidiu adicionar ficção às informações e dados históricos que recolhia dos arquivos públicos de São Paulo para dois volumes do livro de contos A Roda dos Abandonados: Destinos, de 2019. As obras se basearam nos livros de registro da Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia, na Vila Buarque, em São Paulo, onde eram depositados os bebês enjeitados, de 1825 a 1961.

“Em 2018, eu era contra romance histórico. Achava que a história só tinha de ser apresentada com dados oficiais e olhar crítico, mas numa pesquisa sobre os bairros paulistanos, encontrei os livros das crianças que foram deixadas na roda, entre os séculos 19 e 20. Esse livro tem carga emocional muito grande, com base nas cartinhas de mães, bilhetes, fotografias. Aquilo mexeu muito comigo”, conta a autora.

Memórias Reveladas: Territórios SP, trata-se do primeiro romance de uma trilogia que abordará e resgatará as memórias das afrobrasilidades na cidade de São Paulo, nos bairros da Sé, Liberdade, Barra Funda e Bela Vista (Bixiga). O período temporal é o final do século 19 e as primeiras décadas do século 20, período de grandes transformações urbanísticas, políticas, sociais e culturais na urbe paulistana.

O primeiro volume contemplará os bairros da Sé e Liberdade. O enredo gira em torno de diversos personagens, sendo a principal Elisa, uma afrodescendente que trabalha em um museu paulistano, sempre escuta seus colegas falarem de suas famílias e suas origens. Intrigada, ela resolve procurar um velho tio que lhe fará revelações surpreendentes sobre os seus ancestrais, a ligação familiar com festas religiosas e profanas, carnavalescas de São Paulo. Trata-se de um encontro com o passado, a memória e a cultura, desvendando sentimentos e tradições. Os três livros de Memórias Reveladas: Territórios SPtem ilustrações da artista plástica Camila Giudice.

 

Carlota Cafiero