Homenagem ao dia do Escritor e ao dia da Literatura

 

No dia 9 de abril de 2018, às 14h30, a Câmara Municipal de Taubaté realizou a Solenidade Comemorativa ao dia do Jornalista Oswaldo Barbosa Guisard e ao dia do Escritor e da Literatura.  Na oportunidade, foram homenageados o Acadêmico  Alfredo Barbieri, indicado pela  Academia Taubateana de Letras, ATL, e a Acadêmica  Profª Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, indicada pela  Academia Valeparaibana de Letras e Artes, AVLA.

Em nome do Legislativo, usou a palavra a Vereadora Vivi da Rádio, com muita maestria e competência. Após as leituras das biografias dos homenageados, os mesmos  receberam uma placa. Emocionados, fizeram os seus discursos de agradecimentos.

Um breve resumo sobre as biografias dos indicados:

 

ALFREDO BARBIERI - Membro Titular da ATL - Cadeira nº 20 - Patrono: Monsenhor Ascânio da Cunha Brandão.        

É Orador e 1º Vice-Presidente da Academia Taubateana de Letras, Biênio 2017-2019. Formado em Ciências Jurídicas, e em Letras Neolatinas pela Universidade de Taubaté. Premiado em vários Concursos. Professor aposentado, tendo lecionado Latim e Literatura Latina, na Universidade de Taubaté, e Língua Portuguesa, no Ensino Oficial do Estado de São Paulo. Tem vários trabalhos premiados.

 

MARIA MARLENE NASCIMENTO TEIXEIRA PINTO - 1ª Vice-Presidente  da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, AVLA - Cadeira nº 44 -   Patrono: Cesídio Ambrogi. 

É Pós-Graduada em Língua Portuguesa pela UNITAU e Pós-Graduada em Metodologias e Gestão para Educação a Distância, pela Faculdade Anhanguera de Taubaté. Foi Presidente Honorário da Academia de Letras da Faculdade Anhanguera - ALFA (idealizadora e fundadora).  Autora de livros, trovas, artigos, haicus, sonetos, contos, crônicas e poesias. Multiplicadora Cultural do Projeto “Abandone um Livro, Adote a Leitura (SJC).” Embaixadora da Paz  pelo CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIX / SUISSE / FRANCE. Colunista de vários jornais. Faz palestras e oficinas em escolas da cidade. Professora aposentada no ensino público e no ensino particular.

À seleta plateia, presente na conceituada casa de leis, foi dedicada a programação da tarde festiva.

Mais uma vez, a Academia Taubateana de Letras e a Academia Valeparaibana de Letras e Arte cumpriram, sobremaneira, princípios dos seus Estatutos, participando de solenidades que estão concordes com seus fins, levando em conta, que a cultura se faz mister,  a qualquer tempo, pois é o baluarte do nosso progresso, em todos os setores da sociedade.

 

Autora  - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto