A Acadêmica, Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, tem dupla

participação na 25ª Bienal Internacional do Livro

 

Dia 11 de agosto de 2018, a Acadêmica Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto da Academia Taubateana de Letras, ATL, e da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, AVLA, lançou o seu mais recente livro ”A alquimia do giz” e também a Antologia “Inspiração em Verso IV”, da qual ela participa com cinquenta e oito coautores nacionais e internacionais, na 25ª Bienal Internacional do Livro - SP. Os dois livros foram editados pela Editora Futurama de SP, e a escritora convidada pela empresária, Alcione Gimenez, para fazer parte desse importante acontecimento. A Editora preparou as duas obras com dedicação e com profissionalismo que lhe é peculiar e que foram  de fundamental importância para o sucesso do lançamento, tanto na FLIP como na Bienal.

Foi pela primeira  vez que a autora participa da Bienal, motivo de grande admiração para os taubateanos e jacareienses. A autora tem dupla cidadania: nasceu na cidade de Jacareí, sua cidade do coração, e é cidadã Taubateana, título do qual ela muito se orgulha.

Estiveram presentes, Acadêmicos da ATL e da AVLA, ex-alunos, familiares,  amigos e convidados. A Presidente da ATL, Regina Célia Pinheiro da Silva, também marcou honrosa presença. A TV Cidade de Taubaté se fez presente com o repórter Jhonatan Wilian.

 O prefácio do livro “A alquimia do giz” foi redigido pela Acadêmica da ATL, Advogada e Professora Mestre Berta Beznosai Hechtman, que escreveu com muito carinho: (...) “Assim, o leitor encontrará ao longo das páginas uma das características mais notáveis no trabalho da escritora: a sua fina sensibilidade aos valores humanos. Portanto, essa é uma interessante viagem que levará o leitor à reflexão sobre a prática pedagógica a qual transcende os limites de uma sala de aula (...)”.

Na contracapa da obra, Maria Marlene disse que tentou de maneira concisa demonstrar como foram alguns dos seus dias, professando uma carreira que abraçou com muito amor e devoção, quer na cidade, quer na zona rural.

Ela espera que os futuros professores tomem conhecimento das experiências e as degustem com sabedoria, pois elas podem servir de exemplos em situações análogas. Que cada uma possa ser um incentivo para que coloquem muito amor e perseverança no trato de alunos que necessitem de atenção especial e de ajuda. Enfatiza que todos os  alunos necessitam de admiração, de carinho e de alguém em quem possam se espelhar. Alguém que se preocupe com os seus pontos de vista, com os seus conhecimentos prévios, respeite as suas diferenças de linguagem, as suas variedades linguísticas e culturais e, principalmente, as suas limitações e o modo com que absorvem os seus conhecimentos.

Dedica este livro aos familiares, aos amigos, aos colegas, aos alunos, aos professores, independente de suas formações acadêmicas e, em especial, à Professora, da 4ª série primária, de Aparecida, SP, Yolanda Fazzeri (in memoriam), em quem ela se  espelhou para ser mestra.

Taubaté agasalha, no seu seio, pessoas que professam a arte literária, com maestria e responsabilidade, pois é fato notório que a cultura é o sustentáculo do progresso do ser humano em todos os setores da sociedade. Que os nossos políticos se conscientizem da importância de um escritor, agente que recria a realidade, fotografando-a nos seus múltiplos aspectos, resgatando e legando às gerações futuras acontecimentos, sentimentos  e sensações de uma época, sem jamais perder o seu propósito artístico.

Que todas as escolas tenham acesso a esta obra de cunho pedagógico! São relatos reais de situações vividas por  uma professora ao longo de sua carreira.

 

Autora - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto