Evento comemora 20 anos de existência da Academia Taubateana de Letras, ATL
No dia 31 de maio de 2019, a Academia Taubateana de Letras, ATL, comemorou 20 anos de existência e lançou o livro "Letras Escolhidas III", com a participação dos vencedores dos concursos interno e externo, promovido pela ATL. O "Quarteto Kiszely" da Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo" foi responsável pela parte musical. O evento aconteceu na Irmandade de Misericórdia de Taubaté.
Na ocasião foram entregues: Certificado de Amigo da Cultura à cinegrafista Cláudia Perroni Mello, da TV Cidade, e Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. Nereu Francisco da Silva.
A Academia Taubateana de Letras, cumpre, sobremaneira, um dos mais importantes princípios irrevogáveis do seu Estatuto: cultuar o vernáculo e o fazer literário, nas suas diversidades, apoiando quaisquer atividades que estejam identificadas com seus fins.
A ATL foi fundada em 28 de maio de 1999. Foi declarada, pela Câmara Municipal de Taubaté, Utilidade Pública, pela Lei Municipal nº 3982 de 16/11/2006.
O seu idealizador, fundador e 1º Presidente foi o Prof. Aldo de Aguiar. Na época, convidou, para orientar nos detalhes técnicos da fundação da Academia, o Médico, Trovador e Presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, Dr. José Valdez de Castro e Moura, que com sua experiência acadêmica, contando com a ajuda da Profª Maria Mércia Agostinho, na ocasião, Vice-Prefeita e Diretora do Departamento de Educação e Cultura Municipal, tornou realidade um sonho há muito acalentado. Foram os nossos primeiros Acadêmicos. Mais tarde, outras personalidades de nossa cidade, juntaram-se a esse grupo de líderes da mais alta estirpe.
Este sodalício Literário impera com hegemonia, na nossa cidade, e congrega, no seu seio, pessoas das mais variadas profissões: Médicos, Advogados, Professores, Psicólogos, Funcionários, Dentistas, Apresentadores de TV que são amantes confessos da Arte Literária. São, ao todo, 40 Acadêmicos, expoentes da cultura da cidade, que ocupam 40 cátedras, como a maioria das entidades congêneres. A cada cátedra, corresponde um Patrono, escolhido, com esmerado rigor, para dar nome a elas. São figuras insignes, já falecidas, que fizeram história, em Taubaté.
Com todo este histórico, a ATL prossegue triunfante, neste Biênio 2017-2019, dando a devida atenção à comunidade e aos eventos sociais e literários. Enfim, cada vez mais, procuramos dinamizar e modernizar a nossa ATL. A imprensa escrita e as TVs da cidade apoiam e divulgam os nossos projetos, em toda região do Vale do Paraíba.
Autora – Profª Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, Membro Titular da Academia Taubateana de Letras, ATL.