Waldir Capucci - Membro Correspondente da ATL

PREFÁCIO

 

O que qualifica e destaca um escritor é o jeito como ele aborda um tema e o conduz em narrativa. Waldir Capucci faz isso com maestria, como você logo percebe ao ler seu texto. Ao longo de décadas, ele colhe fatos do cotidiano para transformá-los em deliciosas histórias que diver- tem e emocionam. Você recebe 20 dessas preciosidades em “Testamen- to”.

Trata-se de uma herança literária valiosa que vai desde a primeira linha de “Um desastroso Dia dos Namorados” (um dissimulado pilantra endinheirado engabela a ingênua esposa e dá uma escapada até o Rio de Janeiro; vai curtir a data com a amante), até última linha de “uma diverti- da “história que apenas bons amigos podem viver e contar, como “Over- dose de Feijoada”. Ria, suspire, indigne-se, emocione-se com as incríveis situações contadas por Capucci, muitas com base em fatos reais.

“O Duo Fraterno”, um primor de conto em que dois garotos de Jacareí decidem formar uma dupla de cantores para (“quem sabe?!”) brilhar no mundo artístico. Esta narrativa nos remete a 1962, época áurea dos auditórios das emissoras interioranas. Para dar o primeiro passo na aventura artística precisava a dupla ser classificada em um programa de calouros da Rádio Clube de Jacareí, “a campeã de audiência” na cidade.

A dimensão da criatividade de Capucci nos leva ora a rir, ora a sonhar ou até nos causa ‘carinhosa revolta’ contra um companheiro “sem noção” em “O sonho de Francisca”. Não deixe de ler também “O empregado exemplar”, “Ode à natureza” e “De Coxixola para a Pauliceia”; são imperdíveis.

O autor já foi classificado em mais de 60 concursos literários de vários estados do Brasil, fato que o credencia ser considerado, já neste primeiro livro, um mestre da ficção. Com certeza você vai gostar desta leitura, o que animará Capucci a escrever outros livros tão saborosos quanto este primeiro, “Testamento”.

BVeloso

da Academia Jacarehyense de Letras