PREFÁCIO
Foi com grande satisfação e alegria que aceitei o convite para prefaciar este livro. Aliás, este é meu primeiro prefácio e, por isso mesmo, vou fazê-lo do jeito que sei: com palavras que brotam do coração.
Foi um privilégio ser a primeira pessoa a entrar em contato com essa produção da Editora Matarazzo Vamos falar de Taubaté?, realizada em parceria com a Academia Taubateana de Letras. Esse projeto da Editora, que tem por objetivo focar e explorar uma cidade vem se consolidando e contribuindo expressivamente com a literatura. Assim, a antologia Vamos falar de Taubaté? é composta por crônicas que têm por cenário o contexto dessa cidade que a todos encanta.
Os diversos autores, cujos trabalhos são aqui apresentados, tendo nascido ou não na cidade de Taubaté, demonstram ter pela mesma um afeto muito presente. Esse conteúdo afetivo transparece nos textos.
As histórias construídas ao longo da vida de cada um são agora o “pano de fundo” para testemunhar essas vivências. É isso que fazem os autores dessa antologia Vamos falar de Taubaté?. Além de engrandecerem, valorizarem e reconhecerem a importância de Taubaté e da sua história, os autores, através de suas vivências e recordações, vão apresentando a cidade: seus personagens famosos, entre eles, seus maiores representantes: Monteiro Lobato e Mazzaropi; os lugares mais marcantes como a Praça Santa Terezinha, a praça da CTI, a feira da Breganha ou Barganha, a Bica do Bugre com sua lenda, a histórica Guarda Mirim, o Colégio Bom Conselho, o Hospital Santa Isabel, a criação do Rotary Club de Taubaté, a história do Solar da Viscondessa do Tremembé, as igrejas e as ruas da cidade e as procissões que por elas passavam.
A oportunidade dada por essa antologia, com certeza, fez com que aflorassem ainda mais a sensibilidade e as lembranças dos autores que, através de seus textos, puderam declarar seu amor à cidade de Taubaté. Espero que essa agradável leitura contagie a todos e desperte o interesse e a curiosidade em conhecer nossa cidade.
Regina Célia Pinheiro da Silva
Presidente da Academia Taubateana de Letras
Biênio 2017-2019