Berta Beznosai Hechtman - Membro Titular da ATL - Cadeira 26 - Bernardino Querido
Maria Marlene Nascimen to Teixeira Pinto - Membro Titular da ATL - Cadeira 32 -Darcy Albernaz
Outros autores
No dia 23 de setembro, sexta-feira, às 20 horas, no Campus da Juta da UNITAU, aconteceu o lançamento do livro Ensino e Aprendizagem no contexto educacional brasileiro: Perspectivas e Desafios, organizado pelas Professoras Berta Beznosai Hechtman e Rose Lima Morais Campos.
Trata-se de uma coletânea de produção científica de pesquisadores, com a prerrogativa de fornecer aos leitores, em potencial, uma noção de diferentes tipos de abordagens, com o objetivo que elas façam parte ou se encaixem no universo particular de cada profissional de ensino.
As estratégias utilizadas pelos autores poderão ser de grande valia, no trabalho docente, para efetivar uma prática de ensino significativa. Os autores e seus artigos científicos em questão:
1 - Ana Maria Gimenes Corrêa Calil - O Desenvolvimento Profissional dos Professores Superiores do PIBID;
2 - Berta Beznosai Hechtman - O Lúdico e o ensino da gramática normativa;
3 - Denise Aparecida de Souza - Análise da gramática na grade de pedagogia e sua influência na formação docente;
4 - Isabel Rosângela dos Santos Ferreira - Do uso social da língua à língua que estudamos na escola;
5 - Laurentino Lúcio Filho - A complexidade do contexto escolar no mundo tecnológico;
6 - Maria Elisa Brito Pereira Pinheiro - Possibilidades para a leitura discursiva e desconstrutivista numa perspectiva pós - moderna a partir das representações de alunos do ensino médio sobre o leitor de poesia;
7 - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto - A EAD como fator de integração social;
8 - Rose de Lima de Morais Campos e Messias Borges Silva - A introdução do Blended Learning - uma modalidade de educação a distância ( EAD) nos cursos de graduação das instituições de ensino superior.
Almeja-se que outras pesquisas possam ser elaboradas, com o intuito de que as teorias abordadas possam cada vez mais avançar a ponto de servirem como protótipo de práticas educacionais de excelência.