Lançamento de livros e eleição
Dia 21 de novembro de 2016- Lançamento de livros
Aconteceu, no dia 21 de novembro, segunda-feira, às 19h, na Associação Paulista de Medicina, APM, contando com a presença de ilustres Acadêmicos e convidados especiais, mais um evento da Academia Taubateana de Letras, ATL, para o lançamento da sua XII Coletânea.
A Coletânea foi composta de textos escritos pelos Acadêmicos Titulares, Honorários e Correspondentes, ao longo do ano, primando pelo ecletismo, como poderemos constatar nas suas páginas: trovas, crônicas, poesias livres, contos, sonetos, prefácios, texto técnicos, etc., sendo apresentada pela Presidente do Biênio 2015-2017, Profª Célia Aparecida Marques da Silva.
Na ocasião, houve o relançamento do livro Contos de Encruzilhada do autor, Joel Abdala, Acadêmico Honorário da ATL. O livro trabalha um novo plano para construção dos contos, afastando-se do protótipo desse gênero literário. Valorizando o interior das personagens e sua relação com o cenário, inspirando-se no cinema.
A Academia cumpriu os seus princípios irrevogáveis, cultuando o vernáculo e a literatura, apoiando, ao mesmo tempo, qualquer iniciativa que identifique com seus fins.
Após os autógrafos dos autores, um coquetel foi oferecido aos partícipes dessa noite memorável.
Dia 25 de novembro - eleição
Ao ocorrer falecimento, desistência ou exclusão de Membro Titular da Academia, o Presidente declarará abertas as inscrições para a(s) vaga(s) pelo prazo de sessenta dias, a partir da data do Edital.
Após, o encerramento das inscrições, na primeira sessão ordinária do dia 25 de novembro, a eleição foi feita por escrutínio secreto, considerando-se eleito o candidato que obteve o voto favorável da maioria dos votos computados. Sendo assim, foram eleitos os seguintes acadêmicos: João D’Olyveira, Karina Pereira Issamoto e Sergio Adriano Gonçalves Geia, que tomarão posse em 2017.
A ATL, está sempre atuante, na comunidade, incentivando novos talentos que professam a arte literária, em seus múltiplos aspectos, tornando-os cidadãos conscientes e adeptos ao movimento cultural brasileiro.