APRESENTAÇÃO

 

Há vários anos, a Academia Taubateana de Letras (ATL) vem estimulando o exercício literário entre seus acadêmicos titulares, para a produção de textos nos mais diversos gêneros: contos, crônicas, poesia livre, sonetos e trovas. O estímulo também é extensivo à sociedade em geral, que pode participar dessa atividade por meio da produção de um texto narrativo ficcional. Anualmente, realizamos um concurso interno e outro externo, sempre em obediência a um tema escolhido pelos acadêmicos titulares. 

Cultuar a língua pátria e a literatura em geral é o primeiro princípio da ATL, e consta de seu Estatuto. Assim, a realização anual dos referidos concursos efetiva esse princípio. O tema do concurso interno de 2021 foi “Se o mundo acabasse amanhã” e o do externo “Que futuro nos aguarda”. Trabalhos de qualidade foram apresentados em ambos, e os contemplados compõem a presente obra.

Todavia, falta mais divulgação e incentivo externos, para que a comunidade se faça mais presente nessas produções. Já quanto aos nossos acadêmicos, deveriam se envolver mais com o referido Concurso e, na oportunidade, nos apresentar trabalhos cada vez mais diferenciados.

Contudo, nesta oportunidade, que se faça registrar a seguinte afirmação de José Saramago: “Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.”[1]

Aos participantes, nossos agradecimentos, porque nos presentearam com textos maravilhosos, o que nos faz lembrar de Ray Bradbury[2]: “É preciso se embriagar da escrita para que a realidade não o destrua.”.

No mundo atual, em que a realidade nos causa indignação, desconforto e ímpetos de rebeldia, é preciso ler, mas também é preciso escrever e sonhar.  E Saramago[3] reforça essa precisão, ao comentar que “Um escritor é um homem como os outros: sonha.”

O resultado desse estímulo gerou a presente coletânea, com textos selecionados do nosso VI Concurso Literário, intitulada “Letras Escolhidas” e que são revisados pelo nosso acadêmico João D’Olyveira, a quem agradecemos. Antes, o Concurso já vinha acontecendo, mas os trabalhos premiados não eram impressos em livro.

Vamos também nós, ao ler esses textos, embalar-nos nos escritos. E com os que os escreveram, vamos sonhar!

Carinhosamente.

 

                                                                 Regina Célia Pinheiro da Silva

   Presidente da ATL – Biênio 2022-2023

 

 


[1] Citação disponível em: www.tomsimoes.com/2018/05/jose-saramago-1922-2010.html. Acesso em: 05 abr. 2022.

[2] Ray Douglas Bradbury (1920-2012) foi um escritor e roteirista norte-americano. É um dos mais celebrados escritores dos séculos XX e XXI, tendo escrito em uma variada gama de gêneros, como ficção científica, horror e fantasia.

[3] José de Sousa Saramago (1922-2010) foi um escritor português galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa.