Posse de novos Acadêmicos na Academia Taubateana de Letras - ATL

A Academia Taubateana de Letras, a ATL, realizou, na Irmandade de Misericórdia de Taubaté, no dia 30 de novembro, sábado, uma solenidade em que foi oficializada a posse de Acadêmicos Titular e Correspondente, sob a Presidência da Acadêmica, Regina Célia Pinheiro da Silva.                                            

A confraria literária fundada, no dia 28 de maio de 1999, possui quarenta Membros Titulares que ocupam 40 cátedras, cujos Patronos são pessoas taubateanas, já falecidas, que tiveram presença marcante no âmbito cultural e literário da cidade, dedicando-se, em vida, a produções literárias, científicas e filosóficas, e  escolhidas, com apurado  rigor, para tais fins. Por meio de editais, poetas e escritores inscrevem-se para ocupá-las, e honrar o nome de cada um deles. Os Membros correspondentes não fogem à regra. Eleitos, têm como prerrogativa divulgar a Academia, por meios de eventos literoculturais, na sua cidade.

 Nesse memorável evento, os condecorados foram: Professora, Mercia Elizabete Gama Santos, eleita Membro Titular, ocupando a Cadeira 40, tendo como Patrono, Maria de Lourdes Pereira Quintanilha, e o empresário, Waldir Capucci, de Jacareí, eleito como Membro Correspondente.

Para dar um toque especial à solenidade, a parte musical ficou sob  a responsabilidade do Grupo de Violões do Projeto fazendo Arte de Tremembé, sob a regência do Maestro Jefferson Luiz dos Santos, sendo muito aplaudido pelo seleto repertório apresentado.

A Presidente empossou a Acadêmica Titular e o Acadêmico Correspondente, entregando-lhes medalhões, diplomas, bótons, canetas, o Estatuto e o Regimento  da  Instituição literária.

Na ocasião, uma placa foi entregue à Presidente da Academia – Biênio 2015 a 2017,  Profª Ma. Célia Aparecida Marques da Silva que, ao recebê-la, mostrou-se, visivelmente, emocionada.

A Presidente, ao encerrar as festividades, agradeceu a presença de todos, convidando-os para um coquetel.

Mais uma vez, a Academia Taubateana de Letras fez jus ao seu lema:  Pro Litteris Semper, cumprindo, sobremaneira, princípios do seu Estatuto, ao promover atividades que estão concordes com seus fins, tornando-se passível de uma trajetória de realizações socioeducativas e literárias à altura da grandeza intelectual dos seus  Membros.

 

Aos Acadêmicos, em nome dos insignes colegas, quero dizer-lhes que temos o privilégio em tê-los como colegas. Muito sucesso e muita inspiração!

 

     Autora - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, Membro Titular da Academia Taubateana de Letras