Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto - Membro Titular da Academia Taubateana de Letras - ATL
Posse da nova Diretoria da ATL - Biênio 2015-2017
Exaltação ao Patrono Gentil Eugênio de Camargo Leite
Apresentação da Banda do CAVEX
Foi com muito prazer que a Academia Taubateana de Letras, designada pela sigla ATL, se fez presente na Irmandade de Misericórdia de Taubaté, no dia 27 de julho p.p., segunda-feira, às 19h, para as seguintes solenidades: homenagem ao Patrono da Cadeira nº 04, Gentil Eugênio de Camargo Leite, que foi exaltado pela ilustre Acadêmica, Célia Aparecida Marques da Silva, a apresentação da nova Diretoria da ATL, Biênio 2015-2017, o lançamento da Revista nº 02, a exibição da Banda do CAVEX, que gravou o Hino oficial da Academia, e o lançamento do CD, que foi reproduzido para todos os acadêmicos, em parceria com a TV Cidade, sob a presidência da Profª Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto.
A ATL agasalha, no seu seio, o nome de quarenta pessoas ilustres de nossa cidade, já falecidas, e, que se dedicaram, em vida, a produções literárias, científicas e filosóficas, e escolhidas com esmerado rigor, para serem os Patronos das suas quarenta cátedras. Por meio de editais, poetas e escritores inscrevem-se para ocupá-las, e honrar o nome de cada um deles, como aconteceu nessa memorável noite.
A banda do CAVEX esteve presente, tocando o Hino Nacional, o Hino da Academia e o Hino de Taubaté ( no final), sob a regência do Maestro Osmar Veloso, encantando a todos pela sua performance. Logo a seguir, a Presidente Maria Marlene, fez as suas considerações sobre as suas realizações, no Biênio 2013-2015, despedindo-se de mais uma gestão marcada com grandes e inusitados acontecimentos.
A família do ilustre Patrono esteve presente a esta digna apresentação, o que deu um brilho todo especial ao evento.
No final, a Presidente Maria Marlene deu posse à nova Diretoria da ATL, Biênio 2015-2017, tendo à frente a Presidente Profª Célia Aparecida Marques da Silva, que apresentou a sua chapa para o novo mandato:
Presidente - Célia Aparecida Marques da Silva
1º Vice - Alfredo Barbieri
2º Vice - Conceição Aparecida Fenille Molinaro
1º Secretário - Regina Célia Pinheiro da Silva
2º Secretário - Ana Maria Favali de Camargo
1º Tesoureiro - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto
2º Tesoureiro - Ana Paula Souza Vaz Boechat de Azevedo
Conselho Fiscal -
-Membros Titulares (3) - Conceição Aparecida Fenille Molinaro, Judite de Oliveira e
Membros Suplentes (3) - Regina kátia Rico Santos de Mendonça, Oswaldo Crisante Xavier dos Santos, Benedito Dimas Ferreira.
-Conselho Consultivo (7) - Aldo de Aguiar, Antonio Marmo de Oliveira, Berta Beznosai Hechtman, Conceição Aparecida Fenille Molinaro, Darcy Bandeirante Azevedo Costa, José Rui Camargo e Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto.
-Diretor de Patrimônio - Beatriz Oliveira Costa Cruz.
-Diretor de Cultura e Eventos - Conceição Aparecida Fenille Molinaro e Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto.
-Diretor de Biblioteca - José Pereira da Silva.
-Diretor de Publicidade - José Paulo Pereira e Pollyana Fátima Gama Santos.
-Diretor de Edições - Angelica Maria Villela Rebello Santos e Berta Beznosai Hechtman.
-Diretor de Lexicografia e Orientação Linguística - Joel Hirenaldo Barbieri.
-Oradores: 1º - Alfredo Barbieri
2º - Celso José de Brum
O cerimonial esteve a cargo do Acadêmico Celso José de Brum, que desempenhou o seu papel com proficiência.
Ao empossar uma nova Diretoria, nosso sodalício literário, espera contar de maneira efetiva com novas experiências e novos conhecimentos dos seus titulares, para caminharem juntos, compactuados com os nobres ideais que os norteiam, levando em conta, que a cultura se faz mister, a qualquer tempo, pois é o baluarte do progresso, em todos os setores da sociedade.
Como literatos, deverão preocupar-se com a melhoria intelectual da nossa gente, compromissados com os valores cultuais da língua e, ao mesmo tempo, cônscios dos deveres, moral e estatutário, que deverão ser seguidos, na íntegra.
Destarte, a ATL, cada vez mais, torna-se atuante, fazendo jus às suas realizações artística-culturais e pela sua proficuidade, imperar com hegemonia na nossa cidade.
Acadêmica Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto