Relatório das Atividades realizadas - Presidente: Regina Célia Pinheiro da Silva - Biênio - 2017-2019

 

- Alteração da dinâmica das reuniões ordinárias, que passaram a começar sempre pela parte literária, visandogarantir maior espaço para apresentação dos textos acadêmicos; as demais comunicações passaram s ser enviadas por e-mail.

- A acadêmica Conceição participou, no dia 28 de agosto, da abertura da Feira Literária de Valinhos (FLIVI), em homenagem a Monteiro Lobato. A mesma acadêmica apresentou o livro 80 anos da Diocese de Lorena, no qual escreve o texto: “O Valeparaibano: algumas notas”.

- Em várias reuniões, um acadêmicose apresentouliterariamente, com suas motivações e história. A primeira foi Beatriz de Oliveira Costa Cruz (25/8/2017).Seguiram-se:João d´Olyveira (29/9/2017),Camões Ribeiro do Couto Filho (27/10/2017), Maurício Ricardo Pereira (24/11/2017),Plínio Salgado Guimarães Lage (26/01/2018), Karina Pereira Issamoto (27/4/2018) eSergio Adriano Gonçalves Geia (27/7/2018).

- No dia 23 de setembro aconteceu o lançamento do livro O nome da trova, da acadêmica Maria Marlene Teixeira Pinto, na Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura 2017, em São Bento do Sapucaí.

- Homenagem e premiação da acadêmica Conceição Fenille Molinaro no 5º Prêmio São Francisco Xavier (SFX), em São José dos Campos.

- Votação dos temas para o VIII Concurso Interno Literário “Acadêmica Maria Morgado de Abreu”, e para o VIII Concurso Externo Literário “Acadêmica Judite Mazella Moura”. Para o Concurso Interno: “O que acontece depois?”, e para o Concurso Externo: “Lendo e aprendendo”.

- Por sugestão do acadêmico Celso Brum foi feita uma redução no cerimonial dos eventos da Academia.

- Solenidade de 50 anos da Escola Municipal de Artes “Maestro Fêgo Camargo”, dia 31/102017, na Câmara Municipal.

- Realização de palestra pela acadêmica Conceição Fenille Molinaro para professores da Rede Municipal de Ensino, na Semana Pedagógica de Cunha, com o tema “Literatura Infantil: contando histórias”.

- O acadêmico Plínio Salgado Lage recebeu em 27/10/17,na cidade de Cruzeiro, medalha como personalidade de destaque em reconhecimento por suas atividades profissionais.

- Participaçãodos acadêmicos Regina Célia Pinheiro da Silva, Karina Pereira Issamoto, Beatriz de Oliveira Costa Cruz e Oswaldo Crisante Xavier dos Santos, naFeira Literária de Campos do Jordão (3 e 4/112017).

- Participação de alguns acadêmicos na sessão solene da AVLA, realizada na Câmara Municipal de Taubaté, no dia 25/11/2017, e no Cafezinho Literário da Associação Paulista de Medicina (APM) na mesma data. Neste último, que aconteceu trimestralmente nos vários anos, sempre houve participação de alguns acadêmicos.

- Realizadas confraternizações de fim de ano, por ocasião do Natal, nos anos de 2017 a 2019.

- A XIII Coletânea da Academia Taubateana de Letras referente ao ano de 2016, só foi publicada em 2017, com a participação de 29 acadêmicos. Em 2018, foi publicada a XIV Coletânea (22 trabalhos) e em 2019, a XV, com a apresentação de trabalhos de 28 acadêmicos, representando a maioria dos que efetivamente participam das reuniões.

- A partir do VII Concurso Literário Interno “Acadêmica Maria Morgado de Abreu e do VII Concurso Literário Externo “Acadêmica Judith Mazella Moura”, resolvemos, como premiação, publicar os melhores trabalhos em um livreto que recebeu o nome de Letras Escolhidas. Assim, tivemos: Letras Escolhidas (2017); Letras Escolhidas II (2018) e Letras Escolhidas III (2019). Os trabalhos são semprereferentes aos concursos realizados no ano anterior.

- Revisãodos critérios para inclusão e participação de membros correspondentes. Após estudos, o texto foi submetido ao Conselho Consultivo e, posteriormente, aprovado em Assembleia na reunião de março de 2018.

-A convite da Editora Matarazzo e com parceria da ATL, vários acadêmicos participaramda Antologia “Vamos falar de Taubaté”, comcrônicas e poemas referentes à cidade.

- Temas escolhidos para o concurso Monteiro Lobato de 2018: para o Ensino Fundamental I: ”Minha cartinha para Narizinho”; para o Ensino Fundamental II: “Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega” e para o Ensino Médio e adultos: “Tio Barnabé na feira da Breganha em Taubaté”.

- Lançamento da XIII Coletânea da ATL (fev. 2018). A professora Dra. Ana Enedi Prince, Doutora em História pela USP e autora da série “Tuberculose e História”, apresentou seus estudos.

- Homenageados por ocasião do Dia do Escritor e da Literatura,na Câmara Municipal de Taubaté, os acadêmicos: Alfredo Barbieri (ATL) e Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto (AVLA) (9/4/2018).

- Premiação do concurso interno e externo de 2017, na Irmandade de Misericórdia de Taubaté e lançamento do Letras Escolhidas II (14/4/2018).

- Realização do Encontro Literário comemorativo da Semana Monteiro Lobato, dia 21 de abril, no Sítio do Pica-Pau Amarelo.

- Eventos ocorridos no mês de março de 2018: lançamento do livro “Minha Taubaté dos anos 1950”, da acadêmica Beatriz Cruz de O. Costa; inauguração da sala de música dedicada ao Maestro Yves Rudner Schmidt, no MISTAU; e premiação com menção honrosa da trova do acadêmico Joel Barbieri, no Concurso de Trovas de Taubaté de 2017, da UBT, Seção de Taubaté.

- Comemoração do aniversário da ATL e exaltação da Patrona da acadêmica Conceição Aparecida Fenille Molinaro, a poetisa Maria Augusta Leonardo, com a presença de familiares desta.Como a mesmanão teve oportunidade de publicar seus poemas, a família publicou um livro chamado “Turíbulo” e ofertou um exemplar a cada um dos acadêmicos e convidados presentes (29/6/2018).

- Sarau Literário com alunos da Faculdade de Pedagogia, da Universidade de Taubaté (17  out.2018), com dois encontros:um no período da manhã e outro à noite.

- Posse da nova acadêmica, Mércia Elizabete Gama Santos e do membro correspondente Walcir Capucci no dia 30 de novembro de 2018, na Irmandade de Misericórdia de Taubaté.

- Participação de acadêmicos na Jornada Literária Pedro Paulo Filho, em Campos do Jordão.

- Homenagens prestadas pelos presentes na reunião de janeiro de 2019, à acadêmica Conceição Aparecida Fenile Molinaro, falecida em 10/11/2018.

-Concurso Monteiro Lobato/2019: temas: para o ensino fundamental (da 3ª à 5ª série): “E se você morasse no Sítio do Pica Pau Amarelo?”; (da 6ª à 9ª série): “Uma entrevista com um personagem de Monteiro Lobato”; para maiores de 18 anos (ensino médio e comunidade): “As ideias vanguardistas de Monteiro Lobato”.

- Proposta aceita pelos acadêmicos: a impressão de livretos quando da exaltação dos patronos (jan. 2019).

- Na reunião de janeiro de 2019foram comunicados os resultados dos concursos de 2018: IX Concurso Externo Literário “Acadêmica Judith Mazella de Moura”, com o tema “Conversa ao pé do ouvido”; e do IX Concurso Interno “Acadêmica Maria Morgado de Abreu”, cujo tema foi: “O outono da vida”.

- A pedidos, o horário das reuniões passará, a partir de março, a iniciar-seàs 17:30h.

- Mudança da sede da ATL da Rua Conselheiro Moreira de Barros, duzentos e três, Centro, Taubaté (Prédio do Departamento de Pedagogia) para arua XV de Novembro, 996, Centro (Solar da Viscondessa do Tremembé). A primeira reunião nesse local aconteceu em 29 de março de 2019. O acadêmico Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto, declamou sua composição “Trovas de Chegada”, comemorando a nossa chegada ao Solar da Viscondessa.

- O acadêmico Antônio Marmo de Oliveira fez, em seguida, um relato sobre o Solar da Viscondessa: o primeiro proprietário foi o avô de Monteiro Lobato; o Solar foi herdado pela irmã do referido avô de Monteiro Lobato. Em 1940, Félix Guisard Filho e Cesídio Ambrogi fundaram a Sociedade Taubateana de Ensino; depois, Félix Guisard resolveu organizar ali um museu com destaque para as peças relativas à Revolução de 1932, contendo ainda peças do tempo do Império, com móveis e utensílios da Princesa Isabel; a seguir, foi instalado, no local, o Ginásio Taubateano; aqui foi estabelecida, também, a primeira reitoria da Unitau, em 1977.

- O acadêmico José Paulo Pereiraofertou a cada um dos presentes um exemplar do seu livro “Redenção era assim”.

- Na Câmara Municipal de Taubaté, foi comemorado o Dia do Escritor e da Literatura.O homenageado da ATL foi o acadêmico José Paulo Pereira (9/4/2019).

- No dia 14 de abril, nas comemorações da Semana Monteiro Lobato, no Sítio do Pica Pau Amarelo, foram lançados os livros de autoria dos acadêmicos: José Paulo Pereira, Regina Célia Pinheiro da Silva e Karina Pereira Issamoto, com sessão de autógrafos e conversa sobre o ato de escrever.

- O acadêmico Benedito Dias Ferreira, comunicou a sua participação no evento “I Livros na Fazenda”,da Secretaria da Fazenda, em São Paulo, no dia 11 de dezembro de 2018, quando foi reaberta a biblioteca da SEFAZ.

- Participação dos acadêmicos na Semana da Leitura do SENAC, que homenageoua acadêmica Conceição Aparecida Fenille Molinaro (23/4/2019).

- O acadêmico Antônio Marmo de Oliveira falou de sua pesquisa sobre Taubaté, de 1930 a 1945 (26/4/2019).Segundo ele, foi o período áureo da cultura taubateana, quando as denominadas “boas famílias” vieram da zona rural para a cidade. A boemia frequentava o Café Progresso (depois, Café Paris) sendo que, entre os boêmios, estavam Cesídio Ambrogi, Gentil de Camargo e Monteiro Lobato. Dos fatos citados pelo acadêmico, destacou-se a apresentação de uma poesia de Monteiro Lobato, em um Café Literário, quando as severas críticas apresentadas o fizeram desistir da poesia.

- Na mesma reunião, a acadêmica Karina Pereira Issamoto leu uma crônica sobre fato de que, em 1931, Felix Guisard organizou uma viagem à Ubatuba. o acadêmico Camões Ribeiro do Couto Filho falou que a TV Setorial Novo Tempo apresentou uma reportagem sobre o seu livro “O Canto do Vento”.

- Por iniciativa do acadêmico José Paulo Pereira, foi realizado o programa “Academia é cultura”, na Rádio Cultura de Tubaté, em que, a cada semana, um acadêmico falava sobre sua trajetória literária, sua produção e influências recebidas. A maioria dos acadêmicos participou e foi gravado um Pen Drive com as entrevistas .

- Aprovação, por unanimidade, para estender o atual mandato até dezembro de 2019 para que, a partir daí, a posse das novas diretorias aconteçam em janeiro. A eleição deverá ser feita no mês de novembro.

- Na reunião de abril de 2019, foi comunicada a abertura de duas vagas para a Academia Taubateana de Letras. 

- Comemoração dos 20 anos da Academia, no auditório da Irmandade de Misericórdia de Taubaté, no dia 31 de maio de 2019. Na mesma ocasião, foi lançado do livro “Letras Escolhidas III”; entregueo Certificado de Amigo da Cultura, à cinegrafista da TV Cidade, Cláudia Perroni Mello, pela sua constante participação no registro das atividades culturais de Taubaté, inclusive nas da Academia Taubatena de Letras;entregue o Diploma de Honra ao Mérito ao senhor Nereu Francisco da Silva por sua permanente disponibilidade e colaboração com nossa Academia; e apresentação do Quarteto Kiszely, sob a responsabilidade da Professora Yara Bianchi de Miranda..

- Em junho de 2019, participação do Sr. José Valdez de Castro Moura, membro honorário, que discorreu sobre a criação da Academia Taubateana de Letras e sobre a Academia Pindamonhangabense de Letras, da qual faz parte, ressaltando que os acadêmicos são abnegados em prol da cultura.

- Na mesma reunião, o convidado Sr. José Valter Cardoso falou sobre a famosa rebelião da Ilha Anchieta.

- A acadêmica Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto apresentou seu último livro: ”A alquimia do giz”, em julho desse mesmo ano.

- Início dos Encontros Literários com adolescentes no dia 10 de agosto (sábado), às 9h30.

- Reunião extraordinária dia 23/8/2019, aprovou as alterações no Estatuto e no Regimento da Academia.

- Participação de acadêmicos da ATL na I Bienal Literária de Taubaté, dias 24 e 25 de agosto de 2019, realizada no Via Vale Garden Shopping.

- A acadêmica Ana Paula Vaz Boechat falou sobre o projeto “Ler é fundamental”, do Colégio Santa Luiza de Marillac (ago. 2019). A ATL apoiou, através da comissão julgadora dos trabalhos dos alunos. A acadêmica Karina Pereira Issamoto apresentou sua fábula: “Paco, o papagaio que só dá pitaco”, incluída em uma coletânea e o acadêmico Antônio Marmo de Oliveira falou do seu livro: “Componentes físicos de tensões”, publicado em vários países

- Ainda nessa reunião, foi entregue aos acadêmicos presentes, o livro “Testamento”, do membro correspondente Waldir Capucci.

- Em setembro, omembro honorário professor Yves Rudner Schmidt entregou aos acadêmicos seu livro “O humor do maestro”, com caricaturas feitas dele.

- Eleição de dois novos acadêmicos titulares: Nicodemos Neves Sena e Aldo César Ribeiro Carpinetti, e de Thaís Matarazzo Cantero, para membro correspondente.

- Nessa mesma reunião, foram escolhidos os temas: para o concurso interno, “A vida tem a cor que você pinta”; e para o concurso externo, “Sonhar é preciso”. Ainda, a presidente Regina Célia leu o trabalho feito por ela intitulado “Uma visão dos acadêmicos da ATL”.

- Eleita por aclamação a nova diretoria da Academia Taubateana de Letras para o biênio 2020/2022, que foi empossada em 22 de novembro de 2019. Ficou assim formada: Presidente: Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto; 1º vice-presidente: Alfredo Barbieri; 2º vice-presidente: Silvia Simões Kara; 1º secretário: Regina Célia Pinheiro da Silva; 2º secretário: Sergio Adriano Gonçalves Geia; 1º tesoureiro: Berta Beznosai Hechtman; 2º secretário: Ana Paula Souza Vaz Boechat de Azevedo; Conselho Fiscal: Membros titulares (3): José Paulo Pereira, Ana Maria Favali de Camargo e Beatriz de Oliveira Costa Cruz; Membro suplente (1): Karina Ferreira Issamoto; Conselho Consultivo (5): Aldo de Aguiar, Berta Beznosai Hechtman, Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, Regina Célia Pinheiro da Silva e Sérgio Adriano Gonçalves Geia; Diretor de Cultura e Eventos: Célia Aparecida Marques da Silva; Diretor de Lexicografia e Orientação Linguística: João D’Olyveira; Oradores: 1º- Alfredo Barbieri; 2º - Celso José de Brum.

- Tambem nessa data, tomaram posse os novos acadêmicos titulares e a acadêmica correspondente.

- Lançamento do livro “Folha Vadia”, do acadêmico Sérgio Geia, no dia 28/11/2019.