BERTA BEZNOSAI HECHTMAN - Cadeira nº 26 da ATL - Patrono: Bernardino Querido 

 

Prefácio  - Versejando em Trovas

 

Feliz por ter o privilégio de apresentar o livro Versejando em Trovas da minha colega e estimada amiga de tantos anos. Sinto-me lisonjeada por ser a escolhida para tecer minhas considerações nesta obra prima de inteligível valor.

Apesar de ela já ter organizado coletâneas de artigos científicos e tantos outros gêneros textuais, é o primeiro livro poético que vem comprovar um desafio enfrentado, com diligência e com alento.

A sua veia poética denota-se a descoberto em cada página deste opúsculo.

Almejo, veementemente, que seja o incipiente de muitos, pois trovar torna-se um limiar de outras múltiplas experiências que na certa advirão.

Uma boa parte das trovas compostas concerne a assuntos captados pela sua perspicácia e vivacidade colocadas à prova nos variados contextos sociais, políticos, religiosos que monopolizam a polivalência do nosso emaranhado mundo.

Estas trovas são gotículas de sabedoria que despertarão, pressuponho, o interesse do leitor para adentrar outras portas que o conduzirão a outros fazeres poéticos.

Ultimo os meus parabéns à trovadora que além da sua habilidade em trovar, deleita-nos com as suas composições, dando um toque especial à sua criatividade, à sua capacidade inovadora.

 

 

Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto

Membro Titular da Academia Taubateana de Letras - ATL

Membro Titular da   Academia Valeparaibana de Letras e Artes - AVLA