APRESENTAÇÃO

A Academia Taubateana de Letras existe desde 28 de maio de 1999. Completamos, em 2018, 19 anos de existência. Nosso lema ── “Pro litteris semper” ──, sempre em favor das letras e da literatura, aponta que escrever é nossa maior paixão. A ela nos entregamos por completo a cada novo desafio, seja ele posto por uma situação real ou por aquelas desencadeadas por nossas imaginações e fantasias.

Uma frase atribuída a William Faulkner, prêmio Nobel de Literatura em 1949, afirma que: “O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor”. 

Nas palavras de José Saramago (2008), “A literatura é o resultado de um diálogo de alguém consigo mesmo”. Com certeza, cada um dos autores levou um tempo ensimesmando sobre o que escrever e apresentar, cada um dentro do gênero literário que mais o motiva.

Antecedendo os textos dos acadêmicos, há uma apresentação do autor: uma foto, o seu patrono na Academia e uma pequena informação biográfica.

Quando vemos o produto do nosso trabalho, a satisfação é imensa!

Cada um dos acadêmicos acendeu aqui o seu fósforo. Esperamos que a claridade deles decorrente possa iluminar um pouco mais o cotidiano dos nossos leitores e incentivá-los a também escrever.

 

                                                   Regina Célia Pinheiro da Silva

Presidente da Academia Taubateana de Letras

                                                 Biênio 2018-2019