Homenagem ao dia do Escritor e do Jornalista
No dia 9 de abril de 2019, terça-feira, às 16h, na Câmara Municipal de Taubaté, foi realizada a solenidade Comemorativa ao dia do Jornalista Oswaldo Barbosa Guisard e ao dia do Escritor e da Literatura. Em se tratando de Literatura, na oportunidade, foram homenageados os Acadêmicos: José Paulo Pereira, indicado pela Academia Taubateana de Letras, ATL, e o Acadêmico Aparecido Custodio (Cid Maomé), indicado pela Academia Valeparaibana de Letras e Artes, AVLA. Composta a mesa, o Presidente da Câmara, o vereador Boanerge dos Santos, deu início ao evento, proferindo palavras alusivas à data.
Em nome do Legislativo, fez uso da palavra o Vereador, João Henrique Dentinho, que com muito profissionalismo discorreu sobre a importância das datas que fazem parte do calendário da cidade. Após as leituras biográficas dos homenageados, cada um recebeu a placa comemorativa, uma homenagem a quem se dedica ao ofício das letras, por meio da arte literária.
Emocionados, fizeram os seus discursos de agradecimentos, sendo muito aplaudidos pela seleta plateia presente ao evento.
Um breve resumo sobre as biografias dos indicados:
José Paulo Pereira da Academia Taubateana de Letras-ATL
Nasceu, em Redenção da Serra, SP, em 04/10/1941. Cursou a escola primária, em Redenção da Serra-SP, e o curso ginasial e o colegial, em Taubaté.
Cursou a Faculdade Nacional de Medicina, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.
É Membro efetivo da Academia Taubateana de Letras, ocupando a Cadeira número 8, cujo Patrono é Umberto Passarelli. Foi Presidente da ATL no biênio 2011-2013.
Aparecido Custodio (Cid Maomé) da Academia Valeparaibana de letras e Artes - AVLA Tem cinco Livros publicados: “Redenção da Serra”, “Nós, os Pereiras”,”Redenção do Café, do leite e da água, “Mulheres interessantes” e “Os Passarellis”.
Nasceu, em 21 de outubro de 1950, na cidade de Tupi Paulista/SP.
Por volta dos 14 anos, mudou-se para Taubaté. Aposentou-se, no serviço público federal, em 2009. Depois de aposentado, trabalhou na Câmara Municipal de Taubaté, como Assessor parlamentar da Vereadora Maria Tereza Paolicchi.
É advogado, também formado em Geografia e Biologia.
Além de fundador da Academia Valeparaibana de Letras e Artes (AVLA), é Membro Titular e já foi o seu presidente por 03 (três) vezes e presidente de seu Conselho Consultivo e Deliberativo, por uma vez, sendo, hoje, o Secretário Geral.
Fundou a Academia Brasileira de Ciências e Tecnologias (ABCT). É Membro Titular e o seu atual Presidente.
Recebeu da Academia Valeparaibana de Letras e Artes (AVLA) a Comenda Monteiro Lobato.
Recebeu da Câmara Municipal de Taubaté o honroso título de Cidadão Taubateano.
É ator, autor de peças teatrais, escritor de mais de 20 livros, editor de livros, compositor e poeta.
Destarte, a Academia Taubateana de Letras e a Academia Valeparaibana de Letras e Arte cumpriram, juntas, os princípios que norteiam os seus Estatutos, participando de solenidades consonantes com seus fins, levando em conta que a cultura se faz mister, a qualquer tempo, pois é o sustentáculo do nosso progresso, em todas as esferas da sociedade.
Profª Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, Membro Titular da Academia Taubateana de Letras, ATL.