Posse da Nova Diretoria da ATL - Biênio 2020/2022

Posse de Novos Acadêmicos

 

A Academia Taubateana de Letras, ATL, empossou a Nova diretoria para o Biênio: 2020-2022, tendo à frente a Acadêmica Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto que será Presidente pela terceira vez, eleita por seus pares.

Na mesma ocasião, novos Acadêmicos foram empossados: Membros Titulares: Nicodemus Neves Sena e Aldo Cesar Ribeiro Carpinetti, e Membro Correspondente: Thais Matarazzo, da cidade de SP.

A cerimônia foi realizada na Irmandade de Misericórdia de Taubaté, no dia 22 de novembro, às 17 horas, contando com a presença de Acadêmicos, familiares e convidados especiais. A Presidente Regina Célia Pinheiro da Silva e o Acadêmico Alfredo Barbieri conduziram o evento com maestria.

A Academia Taubateana de Letras cumpre, sobremaneira, um dos mais importantes princípios irrevogáveis do seu Estatuto: cultuar o vernáculo e o fazer literário, nas suas multiplicidades, apoiando quaisquer atividades que estejam identificadas com seus fins.

A ATL foi fundada, em 28 de maio de 1999, e tem a sua sede, na Rua XV de Novembro, n° 996, Praça Dr. Monteiro, Centro, Taubaté, Estado de São Paulo num espaço cedido, gentilmente, pela UNITAU. Foi declarada, pela Câmara Municipal de Taubaté, Utilidade Pública, pela Lei Municipal nº 3982 de 16/11/2006.

O seu idealizador, fundador e 1º Presidente foi o Prof. Aldo de Aguiar. Mais tarde, outras personalidades de nossa cidade  juntaram-se a esse líder da mais alta estirpe.

O mandato de cada Presidente tem a duração de dois anos. Além do Prof. Aldo de Aguiar, como primeiro Presidente, tivemos as Acadêmicas: Thereza Freire Vieira, Maria Mércia Agostinho (por 2vezes), Conceição Aparecida Fenille Molinaro, José Paulo Pereira, Célia Aparecida Marques da Silva, Regina Célia Pinheiro da Silva e Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto (por três vezes).

Este sodalício Literário impera com hegemonia, na nossa cidade, e congrega, no seu seio, pessoas das mais variadas profissões. São, ao todo, 40 Acadêmicos, expoentes da cultura da cidade, que ocupam 40 cátedras, como a maioria das entidades congêneres. A cada cátedra, corresponde um Patrono, escolhido, com esmerado rigor, para dar nome a elas. São figuras insignes, já falecidas, que fizeram história em Taubaté.   

Neste ano de 2019, foi reformulado, pela quarta vez, o Estatuto e o Regimento, para adequá-los ao novo tempo.

Destarte, a ATL torna-se passível de uma trajetória de realizações socioeducativas e literárias, graças a magnitude intelectual e da grandeza moral dos seus Acadêmicos, mas não deixando de lado o firme propósito de descobrir novos  talentos no universo literário.

Chapa - Integração - Biênio -2020/2022

Presidente - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto

1º Vice - Alfredo Barbieri

2º Vice - Silvia Simões

1º Secretário - Regina Célia Pinheiro da Silva

2º Secretário - Sergio Adriano Gonçalves Geia

1º Tesoureiro - Berta Beznosai Hechtman

2º Tesoureiro - Ana Paula Souza Vaz Boechat de Azevedo

Conselho Fiscal:

Membros Titulares (3) - José Paulo Pereira, Ana Maria Favali de Camargo e Beatriz de Oliveira Costa Cruz

Membro Suplente (1) - Karina Pereira Issamoto

Conselho Consultivo (5) - Aldo de Aguiar, Berta Beznosai Hechtman, Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, Regina Célia Pinheiro da Silva e Sergio Adriano Gonçalves Geia.

Diretor de Cultura e Eventos - Célia Aparecida Marques da Silva

Diretor de Lexicografia e Orientação Linguística - João D’Olyveira

Oradores: 1º - Alfredo Barbieri
                  2º - Celso José de Brum

 

Autora - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, Membro Titular da Academia Taubateana de Letras, ATL.