Lançamento do livro sobre Evandro Campos atrai cerca de 150 pessoas na Estação do Conhecimento

 

Tarde de autógrafos reuniu presidente e membros da Academia Taubateana de Letras, profissionais de imprensa, ex-prefeito, ex-vereadores, familiares e amigos do jornalista Evandro Campos.

 

O lançamento da biografia de um dos mais respeitados jornalistas do Vale do Paraíba levou cerca de 150 pessoas à Estação do Conhecimento, em Taubaté (SP), no dia 28 de setembro, para uma tarde de autógrafos com a autora Thelma Campos, neta e biógrafa de Evandro Campos.

 

Publicado com o Selo Memoráveis, da editora Momento Saúde, o livro “Jornalista Evandro Campos: história e crônicas de um admirável homem das letras”, retrata a vida do comunicador que era chamado pelos pares de “o homem dos 7 instrumentos”, devido a suas diversas habilidades, entre elas a de usar a máquina de escrever, manejar os tipos móveis, dirigir a redação de um jornal e ainda ser um poeta com as palavras. Pelos seus feitos, Evandro Campos (1902-1994) recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o de ser escolhido patrono da cadeira nº 28 da Academia Taubateana de Letras (ATL).

 

Estreante no universo literário e biográfico, Thelma comemora o sucesso do lançamento oficial do livro e destaca duas palavras para qualificar o momento: gratidão e emoção. “Foi uma tarde memorável, de emocionados e emocionantes reencontros de familiares, amigos, ex-colegas de trabalho, colégio, faculdade. Agradeço a todos que estiveram comigo nesse momento tão especial e me fizeram sentir ainda mais gratificada por ter, após anos de pesquisas, realizado o sonho de reverenciar a memória do meu saudoso avô paterno Evandro Campos”, declarou a autora.


O local escolhido para o lançamento do livro também colaborou para que o evento fosse inesquecível. “Receber na Estação do Conhecimento eventos como o lançamento do livro 'Jornalista Evandro Campos: história e crônicas' é de extrema importância para a valorização da cultura de nossa cidade. Evandro Campos, com seu legado, não apenas influenciou o jornalismo local, mas também deixou uma marca indelével na formação da identidade cultural de Taubaté. A obra, escrita por Thelma Campos e com a colaboração de Letícia Martins, celebra sua trajetória e suas contribuições, inspirando novas gerações a se engajar com a história e a cultura que nos rodeia”, diz Rodrigo França, diretor-presidente do Instituto I.S, entidade responsável pela iniciativa da Estação do Conhecimento.

 

Entre as pessoas que prestigiaram o evento, estavam o presidente da ATL, Camões Ribeiro do Couto Filho, e os acadêmicos titulares Beatriz de Oliveira Costa Cruz, Berta Beznosai Hechtman, Célia Aparecida Marques da Silva, José Paulo Pereira, José Pereira da Silva, Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto, Rachel Duarte Abdala, representando também o jornalista Guilhermo Codazzi, titular da cadeira 28, cujo patrono é Evandro Campos, e Regina Célia Pinheiro da Silva.

 

Jornalistas veteranos, como Glaucia Moraes, Lélis Martins e Luiz Carlos Batista, e da atualidade, como Ana Luiza Stipp (filha do saudoso jornalista Stipp Junior, diretor do Diário de Taubaté), Caíque Toledo (autor do prefácio do livro), Letícia Martins (da Editora Momento, que publicou o livro) e Lincoln Santiago; além do esportista e pesquisador Claudio de Morais, também compareceram ao lançamento.

 

Estiveram presentes ainda familiares de jornalistas falecidos, entre eles a neta de Gentil de Camargo, Alessandra Abirached de Camargo Leite, e a nora Maria Lúcia Abirached, que também é viúva de Gil Ferreira de Camargo Leite, ex-diretor geral da Câmara Municipal de Taubaté; Ângelo de Moraes, filho de Benedicto Ernesto de Moraes (O Jambeirense) e Herbert Bretherick, filho de Levy Bretherick.

 

Em paralelo a sua atuação na imprensa, Evandro Campos teve participação ativa na política, tendo sido vereador em duas legislaturas, e ocupou cargos públicos importantes. Por isso, muitos amigos e ex-colegas de trabalho prestigiaram o evento, entre eles o ex-prefeito Salvador Khuriyeh e os ex-vereadores Duda Mattos, Roderico Prata Rocha e o filho de Guido Salles (1934-2009), Guido de Moura Salles Junior.

 

O livro está à venda no site da editora

https://www.momentosaudeeditora.com.br/produto/livro-jornalista-evandro-campos

Para os leitores de Taubaté, é possível comprar via WhatsApp (11) 98815-1735 e retirar no centro da cidade, mediante contato com a editora.

 

Texto

Descrição gerada automaticamente

Ficha Técnica:

Título: Jornalista Evandro Campos: história e crônicas de um admirável homem das letras

Autora: Thelma Campos

Editora: Selo Memoráveis, da Editora Momento Saúde

ISBN: 978-65-995180-3-4

Páginas: 148

Preço: R$ 40,00

Onde encontrar:

https://www.momentosaudeeditora.com.br/produto/livro-jornalista-evandro-campos ou pelo WhatsApp da editora (11) 98815-1735

 

 

Sobre a autora:

Paulista, nascida em Tremembé, no dia 5 de maio de 1963, ­Thelma Camargo Campos Khuriyeh mora em Taubaté (SP), onde o avô paterno Evandro Campos também viveu a maior parte de sua vida. Observadora atenta (ou curiosa-interessada), foi secretária executiva, cerimonialista e esteve constantemente envolvida em movimentos culturais e literários.

Os longos anos dedicados ao serviço público, produzindo eventos dos mais variados temas e destacando trajetórias de vida, despertou nela o desejo de pesquisar a história da própria família. Começou pelos Campos, sobrenome herdado do pai. Seu primeiro livro publicado é uma homenagem à memória do jornalista imortal Evandro Campos.

 

Redes sociais: Instagram: @southelmacampos e Facebook: /southelmacampos

___________________________________

 

Para entrevistas e demais informações:

 

Letícia Martins | Jornalista

leticia@momentosaudeeditora.com.br

Celular/Whatsapp: (11) 98815-1735

www.momentosaudeeditora.com.br