A Academia Taubateana de Letras, ATL, completou, no dia 28 de maio, 15 anos de existência. Esse sodalício literário impera, com hegemonia, na cidade, e  congrega, no seu seio, 40 Acadêmicos Titulares que ocupam 40 Cátedras, como a maioria das entidades congêneres. A cada Cátedra corresponde um Patrono, escolhido com apurado rigor para dar nome a ela, Seria, por assim dizer, a estrela-guia que conduz cada ocupante da cadeira, pelas páginas literárias da vida.
   Os quarenta Acadêmicos Titulares são  figuras insignes da nossa sociedade  de variadas profissões: escritores, médicos, advogados, psicólogos, professores, apresentadores de TV, poetas, mas, sobretudo, amantes confessos da arte literária, que a apregoam, como arautos culturais, com a prerrogativa de resgatar a história dos nossos grandes literatos, produzindo obras literárias, artísticas e científicas, perpetuando, destarte, a memória da Academia e, consequentemente, enobrecendo o nome de nossa cidade.
     A ATL prioriza o fazer literário, em suas diversidades e o culto ao idioma, apoiando quaisquer atividades que estejam identificadas com seus fins. O seu lema vem corroborar com seus princípios: Pro Litteris Semper!

Um breve histórico da sua fundação

      A Academia Taubateana de Letras, ATL, foi fundada em 15 de abril de 1999 e sua instalação se deu em 28 de maio do mesmo ano. O apoio e a colaboração da Academia Paulista de Letras e da Academia Pindamonhangabense de Letras foram fundamentais na fase da sua criação. O Conselho Diretor, que antecedeu a primeira Diretoria Executiva, foi assim constituído.
Presidente - Aldo de Aguiar - Cadeira nº 01- José Bento Monteiro Lobato.
1º Vice-Presidente - José Valdez de Castro Moura - Cadeira nº 10 - João Dias Monteiro.
2º Vice-Presidente - Camões Ribeiro do Couto Filho - Cadeira nº 07-Oswaldo Barbosa Guisard.
1º Secretário - Maria Mércia Agostinho Marcondes - Cadeira nº23 - José Ezequiel de Souza.
2º Secretário - Angelica Maria Villela Rebello Santos - Cadeira nº 40 - Maria de Lourdes Pereira Quintanilha.
1º Tesoureiro - Carlos de Camargo Santos - Cadeira nº 06 - Emilio Amadei Beringhs.
2º Tesoureiro - Sônia Maria Pereira Ribeiro - Cadeira nº 3 - Carlos de Andrade Rizzini

Relação dos Presidentes  da ATL ( desde a sua fundação)

O mandato de cada Presidente tem a duração de 2 anos.
1º - Presidente - Aldo de Aguiar - Biênio: 1999 - 2001;
2ª - Presidente - Maria Mércia Agostinho Marcondes - Biênio: 2001 - 2003;
3ª -  Presidente - Thereza Freire Vieira - Biênio: 2003 - 2005;
4ª - Presidente - Conceição Aparecida Fenille Molinaro -  Biênio: 2005 - 2007;
5ª - Presidente - Maria Mércia Agostinho Biênio:  2007 - 2009;
6ª - Presidente - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto Biênio:  2009 - 2011;
7º - Presidente - José Paulo Pereira - Biênio: 2011-2013;
8ª - Presidente - Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto - Biênio: 2013-2015.

     Os Acadêmicos, escritores e poetas, já falecidos, também  fazem parte da história da ATL, permanecendo  indeléveis na  memória taubateana: Péricles Nogueira Santos, autor da letra do Hino de Taubaté, Cláudio Ferrari Righi, Paulo Afonso de Negreiros Sayão Lobato; Benedicto Nunes de Assis, Judith Mazella de Moura, a 1ª mulher a tornar-se vereadora, em Taubaté, Maria Morgado de Abreu, grande Historiadora, Oscar Vicente Vieira Soares, Waldemar Duarte, Jornalista, que era dono do Jornal A voz do Vale e, recentemente, Hugo Di Domenico, autor do livro Léxico Tupi-Português. As suas obras e os seus exemplos sobrevivem...
    A ATL tem a sua sede, na Rua Conselheiro Moreira de Barros, n.º 203, Taubaté – SP, num espaço cedido, gentilmente, pela UNITAU. Foi declarada, pela Câmara Municipal de Taubaté, Utilidade Pública, pela Lei Municipal nº 3982.  
     A Academia Taubateana de Letras merece nossos encômios, pelos seus bens vividos  15 anos entre nós. Taubaté, com certeza, orgulha-se  por agasalhá-la, em seu seio.


Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto
Presidente da ATL