Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto - Membro Titular da Academia Taubateana de Letras, ATL.


Aniversário da Academia Taubateana de Letras - 17 anos
Lançamento dos livros - A Poesia sou eu e O Impeachment


     Dia 24 de junho de 2016, na sede da Academia Taubateana de Letras, ATL, às 17 horas, durante a reunião ordinária, foi comemorado o aniversário de 17 anos da  ATL. Na ocasião, dois Acadêmicos lançaram os seus livros: Maria Marlene Nascimento Teixeira Pinto: A poesia sou eu, e  Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto: O impeachment.
     A Presidente da Academia, Célia Aparecida Marques da Silva, fez as suas considerações sobre todos os assuntos que estavam na pauta da reunião, dando ênfase ao aniversário da ATL.
    A Academia Taubateana de Letras, designada pela sigla ATL cumpre, sobremaneira, um dos mais importantes princípios irrevogáveis do seu Estatuto: cultuar o vernáculo e o fazer literário, apoiando quaisquer atividades que estejam identificadas com seus fins. Fundada, no dia 28 de maio de 1999, tem a sua sede, na Rua Conselheiro Moreira de Barros, n.º 203, Taubaté - SP, num espaço cedido, gentilmente, pela UNITAU. Foi declarada, pela Câmara Municipal de Taubaté, Utilidade Pública, pela Lei Municipal nº 3982, de 16/11/2006.
    O seu idealizador e o seu primeiro Presidente foi o Acadêmico, Aldo de Aguiar, ocupante da Cadeira nº 1, cujo Patrono é José Bento Monteiro Lobato. Contou com a valiosa ajuda do médico e trovador, na época, Presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, Dr. José Valdez de Castro Moura, que, com sua experiência acadêmica, juntamente com a Profa. Maria Mércia Agostinho, então, Vice-Prefeita e Diretora do Departamento de Educação e Cultura Municipal, tornaram  realidade o seu sonho.  Mais tarde, outras personalidades da cidade juntaram-se a esse grupo de líderes, da mais alta  estirpe.
     Esse sodalício literário impera com hegemonia, na cidade, e congrega, no seu seio, pessoas de variadas profissões: escritores, médicos, advogados, psicólogos, professores, apresentadores de TV, poetas, mas, sobretudo, amantes confessos da arte literária. São, ao todo, 40 Acadêmicos que ocupam 40 cátedras. A cada Cátedra corresponde um Patrono, escolhido com esmerado rigor para dar nome a elas. São  estrelas-guia que os  conduzem pelas páginas literárias da vida.
     Neste dia glorioso, a ATL cumpriu, rigorosamente, o que reza o seu Estatuto, apoiando o lançamento de livros de dois ilustres acadêmicos.
      Ao encerrar a solenidade, foi servido um coquetel, enquanto os autores  autografavam os seus  livros.
     A presidente cumprimentou os aniversariantes do dia 12 de junho, Maria Marlene e José Pereira.
    Taubaté foi privilegiada com mais esse  acontecimento.   Esta cidade gloriosa faz jus, merecidamente, ao título: Cidade do Saber, da Arte e das Realizações!