Patrono: José Pantaleão.

    Carmen Hussein é poeta e professora universitária de Psicologia. É mestre (CAPES) e Doutora (CAPES)  e fez um estágio de pós-doutorado em Psicologia do Escolar(CNPq) no Instituto de Psicologia da USP. Tem curso de especialização na University of Wisconsin em Madison, Wisconsin nesta área. Tem alguns livros como Psicologia do Brinquedo :Aspectos Teóricos e Metodológicos,SP:Edusp e Nova Stella,1986 e Leitura Critica e Leitura Criativa,RJ: CBJE,2008  e vários artigos  em revistas  de Psicologia. A sua linha de pesquisa é o Ensino de leitura critica e criativa  e redação. Recebeu 5 distinções internacionais pelo seu trabalho. Tem afinidade com a literatura e poesia.   

     Publicou cerca de 1000 poesias.  Ganhou vários prêmios e  concursos nacionais. E no exterior. Tem (56) Antologias nacionais e 28  internacionais ,sendo que algumas delas estão divulgadas no exterior em espanhol, francês e holandês.. Tem 19 livros de Poesias, sendo que alguns estão sendo divulgados no exterior  em francês, espanhol, inglês e alemão. Publicou pela  CBJE “Passagens de Vida “ em 2008; os livros “Retratos”, “Ressonância” , “ Contemplação “, Reminiscências / O Relógio e o Tempo em 2010. Também tem os livros de poesias “ As palavras escolhidas”, “ Caminhos”, “ Um novo horizonte”, “Meditações” , “ Expressão Poética e “Poemas Contemplativos” pela CBJE em 2012 .Ainda publicou os livros pela CBJE “Além do Cotidiano”, “Versos Líricos”, “O verão daquele ano “, “O Fluxo do Tempo” , “ A Casa Amarela” e “ A manhã daquele dia” em 2013. Foi  editado o livro “ Casa da Rua XV” em 2014 pela CBJE.

    Pertence a várias Academias Literárias no exterior ( Chile, Espanha, Moçambique , Portugal eArgentina). E também pertence a várias entidades literárias nacionais(RJ/RJ; Porto Alegre/RS; Araraquara, Piracicaba, Taubaté/SP ;Vitória/ES; Teofoli Otoni/ MG ).O livro O verão daquele ano foi lançado na Bienal de SP (2014) e no Salão de Imprensa e Livro de Genebra, Suíça (2015).O livro A manhã daquele ano, edição em  português e alemão foram lançados na Feira de Frankfurt ,     (2015).E também este mesmo livro, edição em francês, será lançado no Salão do Livro em Paris em março de 2015.

     Os prêmios que recebeu foram os seguintes: ● Prêmio Melhores Poetas Lusófonos dado pela Magico de Oz Editora 2015;●Premio dado  pelo Núcleo de Letras e Artes de Lisboa que deu uma medalha gravada no verso pelo Gabinete Real de Portugal;● Prêmio dado pelo Circulo Moçambicano  de Diáspora em 2014; ; ●Recebeu o Prêmio Excelência do CEMD e ingresso no CEMD dado pelo Núcleo de Letras e Artes de Lisboa e o Circulo de escritores Moçambicanos, com posse na Espanha em 2014;●;Comenda Castro Alves  dado pela Literarte(2014)  pela participação na Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófona-convite especial.

    Os seus poemas denotam um lado humanista subjacente E expressam temas existenciais e profundos da vida. Alguns deles são questões como fragilidade humana, a finitude da vida, o efêmero, a eternidade, o amor, a perda, a saudade. São também meditativos e buscam o sentido da vida. Há  vários poemas  expressos de modo lírico. E  são poesias com temática diversificada como amor, perda, meditativas, religiosas, critico- sociais e da natureza.. Os filósofos em que se baseia são os filósofos existencialistas  (cristãos ou não)..Nasceu em Taubaté e mora hoje na cidade de São Paulo. O seu site é www.carmenluciahussein.com.br.Os seus livros estão a venda na Livraria Cultura-www.livrariacultura.com.br. E estão reeditados em e-book na Amazon.