APRESENTAÇÃO

(...) a literatura é livre de inventar o que quiser (...).

Mia Couto, palestra em Maputo, 2007.

 

Este Letras Escolhidas III apresenta os textos premiados no IX Concurso Literário Interno “Acadêmica Maria Morgado de Abreu”, realizado entre os acadêmicos da Academia Taubateana de Letras (ATL), cujo tema foi “O outono da vida”; e os textos premiados no IX Concurso Literário Externo “Acadêmica Judith Mazella de Moura”, que teve por tema “Conversa ao pé do ouvido”.

Ambos os concursos foram realizados em outubro de 2018. No concurso externo recebemos trabalhos de oito diferentes municípios do Estado de São Paulo, além de outros da capital, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Guarapari).

Nas palavras de Mia Couto, em uma palestra realizada na Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, em 2007, A escrita é a viagem interminável. A escrita é a descoberta de outras dimensões, o desvendar de mistérios que estão para além das aparências. Nesse sentido, os autores deste Letras Escolhidas III mergulharam, com seus textos, em outras dimensões carregadas de lirismo e poesia.

A Academia Taubateana de Letras sente-se honrada com a participação de todos os autores que enviaram seus textos para os concursos interno e externo.

Como disse José Saramago, em entrevista ao Jornal do Brasil, em 1/10/2010, A literatura é o resultado de um diálogo de alguém consigo mesmo. É a literatura o que, inevitavelmente, faz pensar. (www.citador.pt).

Sendo assim, desejamos que a divulgação e a leitura dos trabalhos que este livro contém, os leve a descobrir novos temas, e que seja um estímulo para que todos os participantes e leitores escrevam cada vez mais!

       

Regina Célia Pinheiro da Silva

Cadeira nº 14 – Patrono: Paulo Camilher Florençano

Presidente da ATL – biênio 2017-2019