bertaresenha@.com
 
Eis-me aqui fazendo o prefácio da minha amiga Maria Marlene. Recebi o convite com alegria e o aceitei sem titubear, porque me senti privilegiada, já que em tempos idos, na ocasião em que atuei como estagiária docente, presenciei a maior parte dos acontecimentos ora nesta obra relatados, os quais fizeram a diferença na minha profissão como futura professora. Assim, o leitor encontrará ao longo das páginas uma das características mais notáveis no trabalho da escritora: a sua fina sensibilidade aos valores humanos.
Portanto, essa é uma interessante viagem que levará o leitor à reflexão sobre a prática pedagógica a qual transcende os limites de uma sala de aula. É prazeroso e surpreendente constatarmos quanta coisa se descortina ao longo de seus instigantes relatos. O texto consegue nos deliciar não apenas pela variedade de situações apresentadas, mas, sobretudo, pelo desfecho dado a cada uma das situações elencadas.
Ensinar é muito mais do que transmitir conhecimentos, é muito mais do que passar conteúdo, é muito mais do que simplesmente cumprir meta, principalmente quando se trabalha com crianças, a maioria carente e quase sempre sem estrutura familiar e, por conseguinte, emocional.
A obra consegue responder de forma bastante objetiva e simples a perguntas inerentes ao cotidiano escolar, tais como: como trabalhar questões extracurriculares? Como trabalhar questões que envolvem outras áreas do conhecimento? A psicologia, por exemplo? O livro da autora não oferece respostas prontas, entretanto, prossegue mostrando caminhos os quais buscam possíveis soluções para os problemas apresentados. Com esta obra não se pretende nada além de mostrar ao leitor a maneira de como a sensibilidade de uma professora e a vontade de ajudar o próximo podem ser utilizadas, principalmente em benefício próprio, obtendo bons resultados e, ao mesmo tempo, minimizando as inconveniências e os riscos inerentes à prática diária, por isso é um livro inovador ao trazer um conjunto de reflexões no campo da Educação fundamental, já que essa etapa é o alicerce para o alcance dos demais níveis escolares.
Aproveito, aqui, para parabenizar a autora que nos brinda com suas contribuições ricas e profundas sobre as novas formas de se olhar para e a partir da Educação, tornando inteligíveis reflexões pouco comumente publicadas. Trata-se de um livro cujos valores vão além do que indica seu título: A alquimia do giz, pois é um livro para mestres, futuros mestres, aprendizes, é, enfim, um livro para os bons mestres.
Todos os personagens são fictícios, apesar de as situações serem reais, contudo não pretende representar nenhum personagem conhecido.
Dessa forma, a escritora presenteia a comunidade acadêmica com um material pedagógico fundamentado, crítico e relevante, porque parte de sua própria experiência na educação. Indubitavelmente, ela dá, mais uma vez, um passo importante para o seu crescimento profissional, e ao mesmo tempo, contribui para o crescimento de todos que pleiteiam o saber nessa área escolhida.
Enquanto isso, deleitemo-nos com a leitura deste belo e instigante trabalho, fruto de anos de trabalho da autora como educadora, durante mais de 45 anos de carreira magisterial.