ANDRÉIA MARIA DE ANDRADE SANTOS - Cadeira nº 11 da ATL - Patrono: Dom Epaminondas de Ávila e Sá

 

Andréia Maria de Andrade Santos, casada com Vinícius e mãe de dois filhos, Luan e Lyan, nasceu em Taubaté no dia 9 de janeiro de 1987, filha de Neusa Maria de Souza Santos e Cosmo dos Santos. Desde pequena, demonstrou interesse pela leitura e escrita, e sua mãe sempre contava histórias e gostavam de juntas criar novos finais.

Sua carreira acadêmica começou em 2008, como auxiliar de sala de aula na Prefeitura Municipal de Taubaté, o que despertou seu amor pelo ensino infantil e a levou a cursar Pedagogia. Durante seu estágio na Secretaria de Cultura e Turismo de Taubaté, contribuiu na elaboração de projetos pedagógicos, como a Feira Literária Infantil de Taubaté (2011 e 2012) e a Praça Animada. Após se formar, começou a trabalhar como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais na Prefeitura Municipal de Taubaté.

Em 2016, sendo aprovada em concurso público para o cargo de Coordenador Pedagógico, passou a atuar na Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi – Colégio Unitau, da Universidade de Taubaté, e a partir de 2019, passou para exercer o cargo de direção no colégio.

Desde 2015, juntamente com seu marido, realiza oficinas pedagógicas e recreativas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté, incentivando a leitura em museus, praças e comunidades da cidade. É proprietária do Grupo AMAS, onde realiza oficinas e atua como mestre de cerimônias.

Especializou-se em Coordenação Pedagógica e a Prática Educativa; Educação Infantil: jogos, brinquedos e recreação; Gestão e docência no Ensino Superior e Neuropsicopedagogia.

Escreve desde a adolescência, sendo autora de contos, poesias, trovas e artigos acadêmicos. Participou de coletâneas como: “Um novo olhar para a educação-estratégias metodológicas para um ensino inovador” da Editora Unitau; “Vozes femininas III” da Editora Casa Cultura; “I Antologia de Contos e poemas dos Escritores de Taubaté” da Editora Escritores da Alma; “Antologia Poética 40 graus de versos”, “Antologia de Contos Gotas de Inverno”, ‘Coletânea Mensageiros do Amor’ e “Antologia de Poemas e Micro contos Noite Felix ” da Editora EHS Edições.

Além de sua paixão pela escrita, também é apaixonada por música e atuação. Juntamente com seu marido, formaram o Duo Andréia Santos & Vinícius em 2012 e desde então se apresentam em eventos sociais do Vale do Paraíba e região, levando música MPB e Pop Rock com alegria, qualidade e comprometimento.

Atriz, tendo participado de várias peças teatrais desde 2002, incluindo “Auto da Barca do Inferno”, “Confusões na roça”, “O noviço”, “Curupira” e o “Fantástico mistério de feiurinha” sob a direção de Rodrigo Miranda. Após uma pausa de 20 anos, retornou ao mundo da atuação em 2022, atuando na peça “Isso tem cara de quê? ”, de Denílson Campos, e interpretando a personagem Vó Zilda na 2ª temporada de Devotos Mirins Show, sob a direção de Rômulo Barros da TV Aparecida. Também atuou como Maria nas apresentações das peças “Auto da Paixão” e “Via Sacra” transmitidas pelo Santuário Nacional. Atualmente, faz parte do grupo teatral “Cia. Filhos da mãe”.

Anualmente, desenvolve juntamente com professores do Colégio Unitau, o projeto intitulado “Cada aluno, uma história”, que desde 2019, realiza a publicação de dois livros, sendo um do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e um do Ensino Fundamental – Anos Finais, contendo histórias produzidas pelos alunos.

Em 29 de abril de 2022, foi eleita pela Academia Taubateana de Letras, ATL, para ocupar a Cadeira nº 11, cujo Patrono é Dom Epaminondas de Ávila e Silva.