BERTA BEZNOSAI HECHTMAN - Cadeira nº 26 da ATL - Patrono: Bernardino Querido
Foi eleita Membro Titular pela Academia Taubateana de Letras, ATL, e, 31 de março de 2005, para ocupar a cadeira nº 26 da ATL - Patrono: Bernardino Querido.
Biênio 2013 - 2015 - Eleita 1º Tesoureiro.
Biênio 2015 - 2017 - Eleita Membro do Conselho Consultivo e componente Diretor de Edições.
Biênio 2020 - 2022 - 1º Tesoureiro e Membro do Conselho Consultivo.
Mestrado em Linguística Aplicada - UNITAU - Universidade de Taubaté - Ano de conclusão: 2006.
Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - (Lato Sensu) - UNINTER - Centro Universitário Internacional - Ano de conclusão: 2012. Total de horas: 420h.
Especialização em Língua Portuguesa (Lato Sensu) - UNITAU - Universidade de Taubaté - Ano de conclusão: 1992.Total de horas: 360h.
Especialização em Gestão de Pessoas - (Lato Sensu) - Anhanguera Educacional - Ano de conclusão: 2009 - Total de horas: 400h.
Especialização em Direito Civil - Centro Universitário Descomplica - (Lato Sensu) - Ano de conclusão (em andamento) - Término Julho/2021 - Total de horas: 360h.
Aperfeiçoamento: O Intertexto na sala de aula - Universidade do Oeste Paulista - Ano de conclusão: 2013 - Total de horas: 180h.
Aperfeiçoamento: Leitura Semiótica - Textos didáticos, Publicitários e Literários - Universidade do Oeste Paulista - Ano de conclusão: 2013. Total de horas: 180h.
Licenciada em Letras - UNITAU - Universidade de Taubaté - Ano de conclusão: 1990.
Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais - UNITAU - Universidade de Taubaté - Ano de conclusão: 2015.
Organizadora e autora de um dos Artigos Científicos que compõe a obra: Ensino e Aprendizagem no contexto educacional brasileiro: perspectivas e Desafios. IN: O Lúdico e o ensino da gramática normativa. Editora: EdUnitau -Ano do lançamento: 2016.
Organizadora e autora de um dos Artigos Científicos que compõe a obra: Um novo olhar para a Educação: Estratégias Metodológicas para um ensino inovador. IN: A importância do estabelecimento de critério como estratégia metodológica para o ensino da gramática prescritiva: critérios utilizados por Barbosa e Bechara para o conceito do Substantivo. Editora: EdUnitau – Ano: 2019. (aguardando data propícia para o lançamento.
Coautora da obra: Língua Portuguesa: Morfossintaxe – 1ª Edição – Editora da Universidade de Taubaté. EdUnitau. Material produzido para o curso de Letras em EAD da Unitau. Ano: 2017.
Autora do Prefácio da obra de Maria Marlene Nascimento T. Pinto - Poesias – Na dor de uma saudade – Editora Cabral : Ano: 2003.
Autora do Prefácio da obra de de Maria Marlene Nascimento T. Pinto – A Alquimia do giz – Editora Cabral – Ano: 2018.
Participação na 1ª Coletânea da União Brasileira de Trovadores (UBT) Seção de Taubaté. Ano: 2009.
Participação da III Coletânea (2006) a XVI Coletânea da Academia Taubateana de Letras (2020).
É Professora titular de Língua Portuguesa: Gramática, Literatura, Interpretação de Texto do Colégio da Universidade de Taubaté, onde também tem participações no jornal local e em coletâneas do Ensino Fundamental e Médio.
É Professora de Língua Portuguesa do curso Pré- Militar e de vários concursos em âmbito Nacional da Escola Tesla de Pindamonhangaba.
É revisora de textos de caráter científicos, acadêmicos e literários.
É advogada em escritório particular com atuação nas seguintes áreas: Civil, previdenciário, tributário.