Patrono: Cônego João Herculano
Joel Abdala nasceu em 23 de abril de 1946, em Cruzeiro-SP.
Graduou-se em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena em 1972 e, em Pedagogia, em 1983.
Pianista desde a tenra idade, estudou também na Escola Maestro Fêgo Camargo, em Taubaté.
Casou-se, em 1975, com a também professora Sônia Maria Duarte Abdala, e com ela constituiu família, com quatro filhos: Rachel, Déborah, Daniel e Joel.
Após uma década morando na cidade de Suzano-SP, mudou-se para Taubaté, em 1986, tornando-se professor e, posteriormente, assistente de direção na Escola Estadual Monteiro Lobato.
Foi professor e auxiliar administrativo da Rede de ensino da Prefeitura Municipal de São Paulo, professor e diretor da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, nas cidades de Cruzeiro, São Paulo, Suzano, Poá e Taubaté, e também no Instituto Santa Teresa, de Lorena. Lecionou na Universidade de Taubaté-UNITAU as disciplinas Português Instrumental e Língua Portuguesa Aplicada. Além das atividades docentes na graduação e em cursos de especialização, representou, por mais de uma década, a área de Ciências Humanas nos Conselhos Universitários. Foi Diretor do Departamento de Ciências Sociais e Letras de 2004 a 2008.
Joel é muito estimado pelos acadêmicos, que frequentemente o escolhem como professor homenageado, patrono e paraninfo. Mestre em Linguística Aplicada pela UNITAU, publicou artigos científicos em revistas especializadas e em anais de congressos. Coordenou e editou o jornal do GELP - Grupo de Estudos da Língua Portuguesa da UNITAU - e trabalha também com revisão de livros e revistas. Orgulha-se de ser o revisor da revista Dédalo (Revista de Segurança de Voo da Aviação do Exército).
Uma vida dedicada ao ensino e à pesquisa escondeu, durante muito tempo, um poeta de bom porte, uma “inteligência poética”, como o descreveu Cassiano Ricardo. Um poeta que sabe captar momentos da vida e da alma num plano universal.
Publicou poemas, ao longo do tempo, em revistas e jornais e, em 2004, o poema “Professor Pede Passagem”, em coletânea organizada pela Academia Taubateana de Letras. Em 2006, publicou Poemas. CRD, uma coletânea de poemas escritos com o objetivo de experienciar e propor um novo formato para esse gênero literário, expondo sua mundividência e disciplinando as palavras que a traduzem.
Foi Assessor Técnico na Pró-reitoria de Graduação da Universidade de Taubaté. Atualmente aposentado.