APRESENTAÇÃO

 

 

(...) Há de haver uma cor por descobrir,

Um juntar de palavras escondido,

Há-de haver uma chave para abrir

A porta deste mundo desmedido. (...)1

José Saramago2

           

 

Inicialmente, uma explicação faz-se necessária sobre a Academia Taubateana de Letras editar um segundo livro Letras Escolhidas neste ano. Nos anos anteriores, o concurso era realizado por volta do meio do segundo semestre. Isso fazia com que os trabalhos fossem entregues aos professores para seleção apenas em novembro ou início de dezembro, quando estavam assoberbados com a correção de provas e com a finalização do ano letivo. Janeiro e, em alguns casos, parte do mês de fevereiro, são férias escolares e planejamento das atividades do ano, também dificultando todo o processo, fazendo com que a seleção, a revisão dos textos premiados e a diagramação do livro só fossem concluídas em maio. Além do que, os concorrentes ficavam ansiosamente perguntando pelo resultado, que demorava a ser divulgado. Frente a tais dificuldades, optamos por realizar o concurso e a publicação do livro Letras Escolhidas dentro do mesmo ano, com tempo tanto para os professores realizarem a seleção quanto para a impressão dele.

Érico Veríssimo3 disse que: Nenhum escritor pode criar do nada. Mesmo quando ele não sabe, está usando experiências vividas, lidas ou ouvidas, e até mesmo pressentidas por uma espécie de sexto sentido.4.

Com certeza, foi, dessa forma, que os textos do XIV Concurso Literário Interno “Acadêmica Maria Morgado de Abreu” e os participantes do XIV Concurso Externo “Acadêmica Judith Mazella Moura”, aqui apresentados, foram escritos. Com emoção, com a busca persistente de dar o melhor de si, de revelar conteúdos trazidos das vivências e da imaginação de cada autor.

Os trabalhos do concurso interno foram elaborados a partir do tema E daí? Participaram 16 acadêmicos, que enviaram 11 contos, 8 crônicas, 8 poemas, 8 sonetos e 12 trovas, cujos textos selecionados compõem este livro.

Os 27 participantes do concurso externo abordaram o tema: Um olhar sobre a vida, por meio de uma narrativa ficcional. Desses, 12 participantes foram de Jacareí, 6 de Taubaté, 3 de São José dos Campos, 2 de Pindamonhangaba, e um de cada um dos municípios do Estado de São Paulo a seguir: Bragança Paulista, Tremembé e Caçapava. Ainda tivemos um participante de Goiânia (GO).

Com alegria, por mais um concurso realizado, desejamos que os leitores deste Letras Escolhidas se sintam contemplados pelos poemas e pelas histórias aqui apresentados.

 

            Regina Célia Pinheiro da Silva

Presidente da ATL – biênio 2022-2023

 

 

1 SARAMAGO, José. Os poemas possíveis. 1966. In: MAGI, Luzdalva S. Conhecimento Prático Literatura, São Paulo, n. 62, set. out. 2015, p. 3. Editorial.

2 José de José Saramago (1922-2010). Escritor português autor de vários romances. Recebeu o prêmio Camões em 1995 e o Nobel de Literatura em 1998.

3 Érico Lopes Veríssimo (1905-1975), escritor, autor de romances regionalistas. Suas obras incluem contos, novelas, romances, ensaios, literatura infanto-juvenil, autobiografias, biografias e traduções.  

4 https://mundodelivros.com/erico-verissimo/. Acesso em 12 out. 2023.